terça-feira, 23 de agosto de 2016

Projeto Moradia Justa regulariza propriedades em Campo Grande, Triunfo Potiguar e Paraú


TJRN - O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte realizou nesta segunda-feira (22) a primeira entrega de 22 títulos de propriedade, por meio de escritura pública, para regularização de imóveis para a população de baixa renda, residente em três municípios da região Oeste do Estado. 

A iniciativa, resultado do projeto “Moradia Justa”, beneficiou moradores de Campo Grande, Triunfo Potiguar e Paraú, os quais até então eram somente posseiros das terras, localizadas nas zonas rural e urbana, o que impedia a possibilidade de ampliação de um comércio ou tomada de empréstimos, devido à falta do documento comprovante da propriedade.

A solenidade ocorreu no Salão do Júri do Fórum Desembargador Zacarias Gurgel Cunha, em Campo Grande, e contou com a presença do corregedor geral de Justiça, desembargador Saraiva Sobrinho e da juíza Fátima Soares, idealizadora do projeto e que atua na comarca. O prefeito da cidade, Francisco das Chagas de Melo, mais conhecido como Bibi de Nenca, participou do evento, Secretária de Assistência Social de Campo Grande, Liliana Almeida, Promotor Dr. Alexandre, assim como representantes da OAB/RN, como o advogado Afonso de Ligório, e do Ministério Público e tabeliães de cartórios das três cidades.

“Não poderia ser uma ação isolada. É uma iniciativa de várias mãos, que, juntas, puderam efetivar esse objetivo”, definiu a juíza Fátima Soares, ao ressaltar que a meta do projeto é a simplificação do trâmite processual e administrativo da legalização das áreas ocupadas de forma clandestina, de forma prioritária. Segundo ela, embora o foco esteja concentrado no atendimento aos moradores de menor poder aquisitivo, a proposta também é a de incentivar, a quem tem maior poder aquisitivo, a garantir que a posse seja transformada em propriedade de fato.

Dentre os casos, está o da família de Vicente Lucas, 85 anos, o qual, devido à falta da regularização, não podia contrair empréstimos para manter um capital de giro para a sua pequena produção rural. Segundo a família, a meta agora é ampliar a produção e fazer mais investimentos em produtos agrícolas, como máquinas e insumos.

“Temos na comarca um grande número de situações irregulares e ocorre que os títulos de propriedade valorizarão os imóveis em aproximadamente 90%. Com isso ganham o morador, o município e o Judiciário que diminuirá o volume de processos e cumpre o seu papel social”, resume a magistrada.

Para o desembargador Saraiva Sobrinho, a magistratura precisa convergir, cada vez mais, para o pensamento de que a carreira não consiste apenas em “ditar a lei”, mas buscar as várias formas de se efetivar uma justiça mais social, como preferiu definir. “Esse viés deve ser sempre buscado. A moradia é um direito previsto na Constituição Federal e deve ser preservado. Só iniciativas assim, que congreguem poderes e instituições, podem facilitar esse processo”, conclui o corregedor geral.
Fonte: CG na Mídia 







segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Após contagem, agentes confirmam fuga de 32 presos do Presídio de Caicó

Informação da direção do Presídio é que 34 presos fugiram do Presídio - (FOTO: Jair Sampaio)
Pelo menos 32 presos escaparam da Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o “Pereirão”, na madrugada desta segunda-feira (22). Até o momento, nenhum detento foi recapturado.
Os presos escaparam através de um túnel escavado a partir do Pavilhão C e o buraco saiu entre as guaritas 4 e 5 do presídio.

Nenhum dos presos foi recapturado pela Polícia Militar que permanece em diligências na região, inclusive, o Helicóptero Potiguar 1 da Secretaria de Segurança, está auxiliando nas buscas.
Fonte: Sidney Silva

Secretaria Municipal de Saúde de Triunfo Potiguar-RN inicia hoje (22/ 08) a Campanha de Vacinação Antirrábica


A Secretaria Municipal de Saúde de Triunfo Potiguar-RN inicia hoje (22/ 08) a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos.
Os Agentes de Endemias estarão fazendo visitas domiciliares atendendo toda população. Após o período de visitação teremos o dia D a fim de vacinar o animal que não foi possível vacinar no momento da visita.
Que a população triunfense receba os agentes de endemias para que possa fazer a vacinação nos seus animais. 

Nova fuga de presos é registrada no Presídio de Caicó

(Foto: Sidney Silva)
Mais uma fuga foi registrada no Presídio de Caicó, o Pereirão. Foi nas primeiras horas da manhã deste segunda-feira (22), por volta das 5hs.
Os presos teriam escavado um túnel a partir do pavilhão C, entre as guaritas 4 e 5 e ganharam à rua.
Ainda não se tem informação da quantidade de presos que conseguiu escapar, apenas, se sabe que pode ter sido em grande quantidade.
Mais uma vez, eles saíram nas imediações do Bairro Salviano Santos, que é localizado ao lado do Presídio, na Zona Norte de Caicó.
A Polícia Militar foi acionada para tentar capturar os presos, mas, ninguém foi localizado.
Fonte: Sidney Silva 

domingo, 21 de agosto de 2016

Acidente com vítima fatal entre as cidades de Paraú e Triunfo Potiguar RN


Acidente com vítima fatal no início da noite de hoje 21/08 por volta das 18:hs entre as cidades de Paraú e Triunfo Potiguar. A placa da moto da vítima é de Campina Grande, MMY 9056, o mesmo residia em Paraú.
Segundo informações do policial Sd PM Itamar, a vitima conhecida por Zé Roque seguia Paraú/Triunfo quando perdeu o controle da moto e tendo morte no local.
Os policiais da cidade de Triunfo Potiguar fazem o isolamento da área, aguando os peritos do ITEP para a remoção do corpo para a sede do órgão.
Fonte Focoelho


sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Florânia entra no mapa da Paleontologia do RN depois da descoberta de um fóssil de mastodonte

Edivan Gaudino encontrou o fóssil no leito um rio e estranhou o formato da pedra que parecia ter dentes 
Em meio à paisagem da zona rural de Florânia, município da região Central do Rio Grande do Norte a 216 quilômetros de Natal, capital do estado, algo de diferente chamou a atenção do adolescente Edivan Gaudino Neto, 16 anos. Ele percebeu no leito de um rio uma suposta “pedra” com formato inusitado, como se tivesse dentes. Em casa, o garoto comentou com a irmã Ana Karollina Santos Silva, de 12 anos. Coincidência ou não, Karollina estudava sobre dinossauros na escola e constatou a possibilidade de ser restos mortais daqueles seres. Não se tratava de um “dino”, como pensaram, mas sem querer, os irmãos descobriram um fóssil pré-histórico do mastodonte, animal semelhante ao elefante atual, que viveu há mais de 10 mil anos nas Américas do Norte e do Sul. A confirmação veio por meio de profissionais do Museu Câmara Cascudo (MCC), após expedição nos dias 12 e 13 de agosto ao local, para o reconhecimento da espécie.
Informada sobre a descoberta pelo arqueólogo Astrogildo Cruz – responsável pela primeira análise dos vestígios, juntamente com o arqueólogo e professor de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Orlando Figueredo –, a equipe do MCC coletou “fragmentos da defesa (presa de marfim) e da mandíbula com os dentes molares do animal e transportou-os para o Museu, em Natal, onde fizeram a limpeza e estudos complementares”, conta o biólogo da Instituição, Wagner de França Alves. “O proprietário da terra me procurou para avaliar se aquilo poderia ser um fóssil. Diante do potencial dos vestígios levei as fotos da peça ao MCC”, detalha Astrogildo Cruz.
Equipe do MCC coletou fragmentos da das peças e transportou-os para Natal onde foram feitos estudos complementares 
estos mortais do mastodonte já foram encontrados no Rio Grande do Norte e em quase todos os estados brasileiros, exceto no Tocantins, mas no município de Florânia é a primeira vez. A cidade já é conhecida por seus sítios arqueológicos, onde são encontrados vestígios de povos pré-históricos e históricos. Agora, ganha relevância, também, para a Paleontologia, ciência que estuda as formas de vida passadas por meio dos seus fósseis.

De acordo com a diretora do MCC, Maria de Fátima Ferreira dos Santos, a novidade expande a distribuição geográfica de fósseis no Estado. O mastodonte e outros animais de grande porte, como preguiças gigantes e tigres dentes de sabre, já foram descobertos em outros municípios potiguares, entre eles São Rafael, Nova Cruz, Apodi, Rui Barbosa, Montanhas e Antônio Martins. “Temos interesse de retornar a Florânia para coletar o que ficou da peça exposta e investigar a existência de outras espécies, como normalmente ocorre nos depósitos fossilíferos”, ressalta.

Contribuição científica
Fátima Ferreira explica que a descoberta é muito importante para o conhecimento científico, pois proporciona a observação de outras nuances como a causa da morte dos animais, patologias que os tenham acometido e os processos envolvidos na fossilização. Para tanto, o MCC possui um setor de Paleontologia e dispõe de laboratório e reserva técnica, que abrange metodologias de coleta de amostras e dados em campo para embasamento e organização das coleções científicas. Os projetos desenvolvidos no setor são atividades acadêmico-científicas para alunos dos cursos de Geologia e Ciências Biológicas da UFRN. Já o acervo serve como objeto de pesquisa para monografias, dissertações e teses.
Museu Câmara Cascudo é o maior do estado e acervo pode ser apreciado na área de exposição 
A Instituição da Rede Universitária de Museus da UFRN (RUMUS), explica que o MCC também dispõe dos setores de Etnologia – para estudo dos povos e culturas – e Arqueologia – para estudo das formas de vida em períodos geológicos passados. O acervo do maior museu do Estado pode ser apreciado na área de exposição, onde os visitantes são apresentados a carapaças e ossos de tatu, defesas de elefantes, ossos de preguiças, entre outras peças milenares até de tempos muito distantes, como fósseis de invertebrados que viveram há 65 milhões de anos.

Serviço
Museu Câmara Cascudo (MCC) – Endereço: Av. Hermes da Fonseca, n. 1398, Bairro Tirol.
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h; aos sábados, das 13h às 17h.
Aberto ao público, com entrada gratuita.
Telefones: (84) 3342 4912; 3342 4914.
Fotos: Cícero Oliveira
Por Marina Gadelha 

Fonte:  Tonny Washington 

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Jovem de 25 anos natural de Campo Grande morre e irmão fica gravemente ferido em acidente na Bahia

Um homem morreu e outro ficou ferido após o capotamento de um caminhão modelo VM-270 Volvo com placa DTT 7631 carregado de peixes e camarões na manhã desta segunda-feira (15) no KM 36 da BR 101 próximo ao município de Esplanada. 

De acordo com apuração da reportagem, o motorista tentou desviar de um veículo com detalhes não informados que vinha fazendo uma manobra perigosa na pista, na tentativa de evitar uma colisão o motorista da carreta acabou perdendo o controle, saindo da rodovia e capotando. O outro veículo também desceu a ribanceira e parou á pelo menos 1 km da BR. Segundo consta o condutor abandonou o carro logo após o ocorrido.

Luiz Carlos (Camisa amarela veio a óbito) e seu irmão Francielton está gravemente ferido.

O motorista do caminhão Francisco Francielton Fernandes teve apenas algumas escoriações pelo corpo. O homem que morreu entre as ferragens do caminhão foi identificado como Luiz Carlos Macedo Fernandes, ele era irmão do motorista e tinha apenas 25 anos, ambos de Campo Grande/RN.
Cerca de 90% da carga de mariscos foi saqueada por populares e motoristas que passavam pelo local. A polícia Rodoviária Federal foi acionada e chegou alguns minutos depois.

O DPT de Alagoinhas também oi acionado e deverá recolher o corpo da vitima nas próximas horas.

Fonte: Da redação Esplanada News - Sempre informando! E GC Na Mídia 

domingo, 14 de agosto de 2016

Capotamento na Avenida Senador João Câmara, centro de Assu

Na madrugada de hoje 14/08 por volta das 03:30hs, aconteceu um acidente tipo capotamento na Avenida Senador João Câmara, bem no centro de Assu.
Segundo informações, um motorista seguia pela Avenida, quando perdeu o controle do veículo vindo a capotar, já o carro foi parar na calçada da loja da Tim.
A polícia foi acionada, muita gente no local revoltada com o motorista, pois foi informado a policia que o condutor do veiculo estava praticando direção perigosa, e ao tentar da um cavalo de pau, o pneu teria batido no meio fio vindo a capotar.
Ainda de acordo com as informações, o condutor foi conduzido a Mossoró, onde será realizado o flagrante por direção perigosa e desacato.
Por enquanto não temos a identificação do condutor do veículo.
Fonte:  Focoelho

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Florânia: Ladrão invade residência para tentar roubar e acaba atirando contra morador

Fonte: Blog PM Jucurutu – No início da madrugada desta sexta-feira, 12, a Polícia Militar registrou uma tentativa de assalto, seguida de tentativa de homicídio, na Cidade de Florânia. De acordo com informações nos passadas pelo Cabo Ubaldo, comandante do Destacamento PM daquele município, um bandido teria chegado nas proximidades de uma residência, e aguardado um morador da casa chegar.
Ao chegar em casa, o morador foi abordado pelo bandido e foi obrigado a entrar. Quando os dois adentraram à residência, o homem conhecido por Chico de Josino, pai do rapaz que estava rendido, percebeu a ação e, ao se apresentar, teria sofrido três disparos a queima roupa. Ele foi socorrido, às pressas, para um hospital de Natal, onde passa por procedimentos médicos. Segundo informações, seu estado de saúde é grave.
Quanto ao bandido, este, ao praticar a tentativa de homicídio, fugiu sem nada levar. A Polícia Militar faz diligências na tentativa de identificar e prender o autor do crime.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Jovem de 20 anos natural de Messias Targino colide em placa e morre na RN-226 em Campo Grande

Na manhã desta segunda-feira, 08/08, a Polícia Militar registrou mais um acidente com vítima fatal. Desta vez foi na RN-226, nas proximidades da Fazenda Belo Monte, em Campo Grande/RN.

De acordo com as informações, o motociclista que seguia de Campo Grande para Janduís cochilou em cima do veículo e colidiu frontalmente com uma placa de trânsito.

O motociclista que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local, foi identificado como Weverton Bruno Pereira de Oliveira, de 20 anos de idade, natural de Messias Targino/RN.

A motocicleta juntamente com o corpo da vítima foram jogados há vários metros da colisão.

A Polícia Militar de Campo Grande foi acionada para isolar o local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal e o ITEP para necrópsia.



Fonte: CG na Mídia 

Colisão frontal entre motocicletas deixa uma vítima fatal na BR-110 em Campo Grande


Durante a madrugada desta segunda-feira, 08/08, foi registrado um grave acidente com vítima fatal na BR-110, em frente à Borracharia do Bibi, no Alto da Capela em Campo Grande/RN.

De acordo com as informações da Polícia Militar, o motociclista conhecido como Galego descia o alto da capela sentido Via Costeira em alta velocidade, quando o outro motociclista subia o Alto em direção a BR-110, não teve como parar e colidiram frontalmente.

Com o forte impacto, Francisco Severino de Paula, 31 anos, conhecido como Galego e residente na Comunidade Caiana, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. O passageiro conhecido por Mortadela que estava com ele, teve só ferimentos leves.

O outro motociclista é menor de idade e teve uma forte pancada na cabeça e alguns hematomas pelo corpo, mas já passa bem.

A Polícia Militar de Campo Grande foi acionada para isolar o local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal e o ITEP para necrópsia.



Fonte: CG na Mídia 

domingo, 7 de agosto de 2016

Natalense fica preso às ferragens do carro após acidente entre Jucuruto e Caicó e é resgatado por Bombeiros

1

Fonte/Fotos: Blog Jair Sampaio - O grave acidente registrado na tarde desse domingo, 07 de agosto, na RN-118, trecho próximo da EMPARN, que deixou uma pessoa presa às ferragens, envolveu um veículo SIENA, ano 2015, cor cinza, com placas OWF-0445 de Natal-RN.
A cabine foi cortada para facilitar a retirada da vítima que estava presa no anco dianteiro do passageiro.
O homem foi identificado como Gear de Sousa Sales, 62 anos, residente em Natal, mas que saiu de Jucurutu-RN, em trânsito pela RN-118, com destino à cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, e nas imediações da área urbana de Caicó, próximo a EMPARN, perdeu o controle do volante, deixando o veículo capotar.
O Corpo de Bombeiros usou logística adequada para a retirada da vítima. O Samu prestou assistência no local e prestou socorro, transportando a vítima para a urgência do Hospital Regional do Seridó com alguns hematomas pelo corpo. Os profissionais de SAMU acreditam que a vítima não fratura em nenhum membro.
2
Os Bombeiros utilização o alicate desencarcerador para cortar a fuselagem do veículo.
1

Lei Maria da Penha completa dez anos neste domingo (7)



A lei Maria da Penha representa uma grande conquista no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher
Há dez anos, as mulheres do Brasil conquistaram um marco na legislação: a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Sancionada em 7 de agosto de 2006, a lei foi gerada pela história de luta de Maria da Penha, biofarmacêutica cearense que ficou paraplégica após duas tentativas de assassinato do então marido e virou referência no enfrentamento à violência doméstica.
Uma série de medidas de caráter social, preventivo, protetivo e repressivo também foram previstas, assim como diretrizes das políticas públicas e ações integradas para a prevenção e erradicação da violência doméstica contra as mulheres. Alguns exemplos são a promoção de estudos e estatísticas; a implementação de centros de atendimento multidisciplinar, delegacias especializadas e casas abrigo; a realização de campanhas educativas e a inclusão de conteúdos de equidade de gênero nos currículos escolares.
Para a secretária Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), o trabalho para combater a violência contra a mulher é diário e garantido pela Lei Maria da Penha, que vai além da determinação de punições.
“Os dez anos da Lei Maria da Penha representam todo esse avanço da sociedade dizendo que não aceita que a mulher é objeto do homem, que nós temos uma sociedade igual. Essa lei vem com o braço repressor do Estado para dar essa garantia, de toda uma luta do movimento social, do movimento feminista”, declarou.
A secretária afirma que ainda há áreas em que a proteção à mulher deve melhorar e que o governo já trabalha para isso, intensificando a rede de proteção que já existe, e que a educação é a aposta para mudar as estatísticas do País, junto à legislação. “Na raiz do problema, ainda está essa cultura de opressão que nós temos na sociedade de que a mulher é inferior ao homem”, explicou.
“Todos nós compreendemos que tem uma lei que reprime. Se qualquer tipo de violência for praticada contra a mulher, seja moral, patrimonial, esta mulher tem o direito de ir e denunciar, e este cidadão vai ser objeto de punição. Agora, precisamos intensificar a prevenção, que o Estado vem avançando, mas o caminho é longo e todos nós podemos fazer diferença”, conclui.
Lei Maria da Penha
A lei cria um mecanismo judicial específico - os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres com competência cível e criminal, e inovou com uma série de medidas protetivas de urgência para as vítimas de violência doméstica. Além disso, reforçou a atuação das Delegacias de Atendimento à Mulher, da Defensoria Pública, do Ministério Público e de uma rede de serviços de atenção à mulher em situação de violência doméstica e familiar.
O texto da lei foi elaborado com a participação de um grupo de organizações não-governamentais feministas, formado pelas ONGs Advocacy, Agende, Cepia, Cfemea, Claden/IPÊ e Themis, por meio de discussões com a sociedade civil e também de um grupo de trabalho interministerial, instituído em 2004 e coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

Imagem forte: ginasta francês sofre fratura grave em queda após salto

 
O ginasta francês Samir Ait Said protagonizou o momento mais tenso do primeiro dia da ginástica artística nos Jogos do Rio de Janeiro.

Na segunda subdivisão da classificatória masculina, o atleta caiu de mal jeito durante a execução de seu salto e fraturou a perna em uma imagem forte. O susto comoveu todos os presentes e gerou um coro de lamentação da torcida na Arena Olímpica da Barra.

A equipe médica da arena se mobilizou de forma rápida para o atendimento. Samir foi retirado do tablado de competição, imobilizado e deixou a área de competição em uma maca. Ao sair, o francês foi novamente aplaudido pelos brasileiros que acompanhavam a competição.

VEJA EM VÍDEO O MOMENTO DO SALTO

Focoelho 

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Motorista de Campo Grande capota caminhão carregado de cimento em Baraúnas


Durante a manhã desta terça-feira, 02/08, por volta das 06:30hs, foi registrado um capotamento envolvendo um caminhão carregado de cimento no trevo do Posto da USE em Baraúnas/RN.

De acordo com as informações, um pequeno descuido do motorista teria motivado o acidente.

No veículo seguia o motorista identificado como Nivaldo Moura e o seu filho Railson Moura, ambos naturais de Campo Grande/RN.

Graças a Deus, o motorista só teve ferimentos leves e o passageiro não teve nenhum hematoma, foram apenas danos materiais.
Fonte: CG na Mídia