sábado, 5 de julho de 2014

“ELES CHEGARAM. ELES TINHAM A BÍBLIA, NÓS TÍNHAMOS A TERRA. ELES NOS DISSERAM FECHEM OS OLHOS E REZEM. QUANDO ABRIMOS OS OLHOS, ELES TINHAM A TERRA E NÓS TÍNHAMOS A BÍBLIA”

“Eles chegaram. Eles tinham a bíblia, nós tínhamos a terra. Eles nos disseram fechem os olhos e rezem. Quando abrimos os olhos, eles tinham a terra e nós tínhamos a bíblia”. Esta frase é do arcebispo Desmond Tutu, e ela refere-se à África, porém, também vale para a América: Diante desta frase podemos perceber que a “colonização”, ou melhor, o  Estado e Igreja atuaram lado a lado nesta  tal de “colonização.
Se analisarmos bem, vemos que os primeiros missionários que chegarão à América crucificam-se os índios em nome de Cristo. Para salvá-los do inferno, é preciso evangelizar os pagãos. Mas esses colonizadores e missionários não estava preocupados em salvá-los das trevas; mas a maior preocupação deles era de levar riquezas para a coroa.
A Igreja impôs uma nova doutrina Cristã ao índio, no qual eles eram obrigados a aceitarem. Pois os missionários condenarão vários aspectos da cultura indígena, considerando que tais manifestações eram diabólicas. Por exemplo, eles combateram a poligamia e as divindades indígenas em nome da moralidade cristã. O autor Josep Barnadas “discute bem essa questão mostrando como a igreja católica enquanto instituição e defensora do cristianismo estabeleceram novas regras sociais e morais, que provocaram uma verdadeira desestruturação social ou desraizamento cultural em muitos grupos étnicos indígenas. Algumas das consequências desse processo foram os suicídios coletivos e a embriaguez desmedida de muitos índios”.
Entretanto quando analisamos o processo de catequese, os missionários praticaram um verdadeiro genocídio de muitas comunidades indígenas e a cristianização de outras refletiu o domínio militar e espiritual dos europeus sobre os nativos, de certa forma os índios não tinha muitas alternativas, pois se eles não aceitassem a nova doutrina, morreria e se eles aceitassem, ficaria sobre o domínio dos europeus. Ou seja, estava entre a cruz e a espada, literalmente.
Entretanto a frase, “Eles chegaram. Eles tinham a bíblia, nós tínhamos a terra. Eles nos disseram fechem os olhos e rezem. Quando abrimos os olhos, eles tinham a terra e nós tínhamos a bíblia”. Mostra o quanto a igreja não estava preocupada com o bem espiritual dos índios, mas estava preocupada em conseguir as riquezas que os índios tinham.
Portanto para eles consegui entrar nestas terras era preciso dominar os índios de qualquer maneira, e como a Igreja Católica estava lado a lado com a coroa, inverteram a “catequização dos índios”. Só que de formar muito cruel, muitos deles foram escravizados e mortos, tudo isso porque eles queriam ficar com riqueza dos “Bárbaros” com diz eles, dessa forma quando os europeus chegaram os índios tinhas muitas terras, os europeus com a catequização tomaram a terra e os índios ficaram, ou melhor, foram obrigados a ficar com a nova doutrina, ou seja, “a bíblia”, o cristianismo.  
 Josimar Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário