quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O CRENTE E A UNIVERSIDADE (CONCLUSÃO).



              O Crente e a Universidade tem sido o tema sobre o qual temos comentado nesses últimos artigos escritos, com base no qual levantemos alguns questionamentos, mas sempre buscando o equilíbrio entre a Fé e Razão, entre o conhecimento espiritual e o conhecimento secular; ainda que em alguns momentos algum leitor deste jornal, possa não ter entendido o teor destes artigos, mas se isto aconteceu, talvez tenha sido por falta de um maior empenho na leitura e compreensão dos mesmos.
                 Devemos considerar que estes artigos que ora escrevemos, estão inseridos numa coluna intitulada: ''Filosofia e Religião'', logo é natural que não falemos somente sobre bibliologia ou teologia, mas com base na filosofia, sobretudo a filosofia cristã, buscamos justificar a teologia com base em argumentos sólidos, que na verdade proporcione aos leitores deste jornal, um amadurecimento e uma segurança maior quanto a sua fé em Deus.            
              Convém salientar que para uma boa compreensão de um assunto estudado ou em estudo não devemos ler um texto fora do contexto, e como estes artigos sobre o tema acima mencionado foram ao todo um total de oito, talvez para uma melhor compreensão deste assunto: ''O Crente e a Universidade'', seja necessário uma leitura de todos eles. Ainda que o nosso objetivo seja que todos ao lerem os mesmos tenham acesso a compreensão do assunto, sem maiores dificuldades.
               Ainda esta semana um pastor que reside num outro Estado, e que tem uma formação teológica, me perguntou: ''Você permanece ou mudou as suas convicções depois que cursou filosofia''? E Eu respondi: Mudei para melhor, pois depois que fiz faculdade de Filosofia creio mais em Deus e na Sua Palavra, e tenho uma visão mais ampla e segura de minhas convicções em Deus.
              Um crente que realmente está firmado em Deus e na Sua Palavra, Ao adentrar numa Faculdade de Ensino, por mais que a sua fé seja provada, o mesmo não terá motivos para esfriar e nem tão pouco para negar a fé em Deus. Os que depois de adentrarem numa Universidade, esfriam e negam a fé que antes professavam em Deus, é porque quando entraram lá, já não tinham uma estrutura de fé sólida, para serem confrontados, pois um crente quanto mais tem a sua fé confrontada, mas a fé do mesmo é acrescentada, pois é nos desafios maiores que o crente pelo comum se aproxima mais de Deus, e quanto mais o crente busca a Deus, mais o encontra. Conforme está escrito: ''Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós''. (Tiago 4. 7a).
              Lembro-me de que quando estava fazendo Faculdade de Filosofia, mesmo morando 108km distante da minha casa para a Universidade, e tendo que me levantar às 4:40hs da madrugada, para chegar no horário da aula, fui muitas vezes em jejum e consagração, e só então depois de encerrada a aula, é que eu me alimentava, ou seja, na hora do intervalo eu não merendava. Mas para que isto? Exatamente porque eu queria está mais preparado para os confrontos ali existentes, e eram confrontos que aparentemente eram naturais, mas com a visão que Deus me dava, eu podia perceber que eram muitos mais espirituais do que material. Pois é fato que desde muito tempo, e, sobretudo da Idade Moderna, que o homem vem buscando assumir o lugar de Deus, ou seja, negando o Criador-Deus, e tentando colocar o homem como criador, quando na verdade o homem é uma criatura.
             Mas defendo que se o crente souber tirar proveito do conhecimento adquirido numa Universidade, a sua fé só tende a crescer e os seus argumentos se tornarão mais firmes e precisos, para convencer os que ainda não são crentes em Deus, como também terá uma maior firmeza de suas convicções em Deus, para quando tiver a sua fé confrontada, não se mover do seu lugar, mas pelo contrário dar testemunho da mesma.
              Enfim ''O Crente e a Universidade'', é um assunto que deve ser do interesse da Igreja, e que os líderes se preocupem em ver com mais atenção, sobre a necessidade de um investimento naqueles que estão ou pretendem cursar numa Universidade, pois é fato que todo crente numa Faculdade tem a sua fé confrontada, e estes irmãos em Cristo precisam de uma assistência espiritual, talvez mais especial.
              Sendo que quem está fazendo ou pretende fazer um curso superior, deve buscar em Deus humildade, e quando preciso for busque o seu líder para  um conselho pastoral, porque embora o pastor da Igreja às vezes não tenha uma formação acadêmica, mas a autoridade da Igreja foi dada a ele, e o crente não deve pensar porque está fazendo faculdade, ou já tem um curso superior, tenha que ensinar ou se sentir mais importante do que o pastor e do que os outros não, mas pelo contrário deve utilizar o seu conhecimento para ajudar na Igreja em todos os aspectos que se fizer necessário.

Pastor Walfredo Soares de Lima é líder da Assembleia de Deus em José da Penha/RN e licenciado em Filosofia pela UERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário