sábado, 4 de fevereiro de 2012

BERTRAND RUSSELL E A TEORIA DAS DESCRIÇÕES EM CORDEL





Peço licença a vocês
Para a palavra tomar
De um filósofo analítico
Agora venho falar
Estou falando de Russell
E é em forma de cordel
Que eu quero me expressar

Para o filósofo há duas espécies de conhecimento
Que é familiaridade e também a descrição
Vemos a familiaridade
Já que é uma condição
Que tem a necessidade
Pra entender de verdade
Como é a descrição

A familiaridade
Surge do conhecimento
Que nós temos das coisas
Através do experimento
Precisa de imediato
Termos também o contato
Pra conhecer o elemento

Um grande exemplo disso
É quando toco na mesa
Por meio da sensação
Eu sinto sua dureza
Assim posso comprovar
E depois eu vou lembrar
Se ela tem aspereza

Russell tem a familiaridade
Como algo certo, ideal
Pois eu posso imaginar
Está diante do real
E ser alucinação
Mas tenho a concepção
Do seu referencial

Entra aí o atomismo lógico
Que defende na verdade
Que as sentenças da linguagem
Tem dentro da realidade
Sempre um referencial
E reconhecemos tal
Pela familiaridade

A ideia de que os nomes
Têm os significados
Apontados para objetos
Na realidade mostrados
Tem suas dificuldades
Até contrariedades
Contratempos enfrentados

Temos o nome Homero
Com existência questionada
Enquanto obtemos outros
Com existência não referenciada
Pégaso entidade mitológica
Que dentro de uma lógica
Nunca foi apresentada

Mas a teoria das descrições
Apresenta uma solução
Diz que Pégaso e Homero
São a abreviação
Substituídas por sentenças
Que as vezes são extensas
Chamadas de descrição

A teoria a que me refiro
Tem como ponto inicial
Mostrar a concepção
De que a forma gramatical
Das sentenças não apresenta
E nem mesmo representa
Sua lógica principal

Sendo necessário assim
Submeter essas sentenças
A uma análise lógica
Que sempre faz diferença
Para poder mostrar
Revelar e explicitar
A lógica dessas sentenças

Russell ainda defende
Uma análise formulada
Para decompor a sentença
Assim sendo analisada
E se conclui no final
A relação com o real
Que nela é apresentada

Agradeço a atenção
E agora vou terminar
Esse assunto é extenso
Mas não quero complicar
Espero que tenham entendido
Um pouco compreendido
Do que eu quis explicar
por Joelma Rodrigues,graduanda em letras 4ºperíodo Uern Assú

Nenhum comentário:

Postar um comentário