segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O QUE OS PRIMEIROS FILÓSOFOS BUSCAVAM?



              A filosofia tem o seu marco histórico, a partir de Tales de Mileto (625-558 a.C.), na Grécia.
              Como é próprio da filosofia, o questionamento, a duvida e a investigação de fatos,  ou de algo que possa se confirmar ou não; desde o princípio os primeiros filósofos buscavam investigar as causas, o princípio e o fundamento para a existência do mundo.  A partir da busca pela compreensão da existencia do mundo, deu-se então uma investigação e a busca pela a explicação dos fenômenos já existentes e até mesmo daqueles que poderiam existir, que até então ainda são objetos de pesquisa, por aqueles que adentram no campo do conhecimento.
             A busca pela origem e fundamento deste mundo é o primeiro questionamento da filosofia, sendo que depois, entra em cena o filósofo-Sócrates (469-399 a.C.), que viria a ser um divisor de águas da Filosofia, que não colocava o mundo como prioridade de suas indagações, questionamentos e busca pelo conhecimento; mas sim o homem como fonte de pesquisa e de conhecimento, daí a grande pergunta: ''O que é o homem?'', e a partir de então, não mais estava em questionamento como prioridade, o mundo.
             Como não era mais prioridade a origem e o fundamento da existência do mundo, ainda que  permanecesse de certa forma em questionamento a origem do mesmo, mas entra em questão com muito mais intensidade a existência do homem, e qual a razão do mesmo existir, com este novo método de pensar do filósofo Sócrates, a filosofia passa por uma
transformação e por uma evolução de conhecimento, nunca visto antes na história.
               A importância do pensamento do filósofo Sócrates, é muito relevante mesmo para o mundo contemporâneo, pois o seu pensamento é muito atual, apesar dos muitos anos que já se passaram desde a sua morte.
              Pensamentos como estes: ''Conhece-te a ti mesmo'' e '' Sei que nada sei'', atribuídos a ele, são de uma importância tamanha, que na verdade expressa, em primeiro lugar que, antes de buscarmos compreender os outros e as demais coisas, devemos começar por buscar
conhecer a nós mesmos, visto que todo conhecimento ainda que buscado em outros meios, mas o meio mais indicado para se dar início o mesmo, deve ser a pessoa de cada um de nós, e a partir desta compreensão, vamos poder ter uma melhor visão dos outros e das demais coisas.
              O segundo pensamento conforme acima citado, nos conduz ao entendimento de que por mais que saibamos, entretanto ainda somos ignorantes acerca de muitas coisas; sendo assim o filósofo se coloca como alguém que está sempre buscando aprender,  e é a partir desta tomada de consciência, que vamos ter sempre o que aprendermos, reconhecendo também a nossa limitação, sobretudo em matéria de conhecimento, se traduz na melhor maneira e no método mais eficaz para estarmos sempre buscando o conhecimento.  
             Corroborando com o primeiro pensamento acima citado, nos diz a Palavra de Deus: 'Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. '' (II coríntios 13.5a). Isto significa que antes de examinarmos a fé e a vida dos outros, devemos examinar primeiro a nossa  fé e a nossa própria vida.
             E ainda corroborando com o segundo pensamento acima citado, nos diz a
Palavra de Deus: ''E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. '' (I coríntios 8.2). Isto significa que reconhecermos que temos muito a aprendermos, é uma questão de prudência e de bom senso, o que se traduz por um princípio de sabedoria em nossas vidas, quando reconhecemos a nossa limitação.
             O apóstolo são Paulo tendo conhecimento do quanto, os homens já naquela época, sobretudo os gregos, buscavam o conhecimentos, ele contrapõe-se e diz: ''Porque os judeus pedem sinal, e os gregos  buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos''. (idem 1.22,23).
             Isto significa que enquanto os homens estavam e estão preocupados em busca do conhecimento secular, ainda que até certo ponto este seja importante, mas nós que conhecemos a Deus e a Sua Palavra buscamos conhecer a Deus que é o Autor da nossa vida, da nossa fé e da nossa Salvação.
               Enfim enquanto os homens buscavam e ainda buscam conhecer a origem e a explicação para muitos fenômenos, àqueles que conheceram a Deus, já não têm tanta necessidade para ocuparem suas mentes em assuntos, que são praticamente infindáveis os seus questionamentos, pois temos conhecido o verdadeiro conhecimento, que nos deu vida e vida em abundância. (João 10.10b); e ainda por este conhecimento encontramos a verdadeira liberdade, que nos foi dada por Jesus Cristo. (idem 8.32 e 36).

Pastor Walfredo Soares de Lima é líder da Assembleia de Deus em José da penha/RN, e licenciado em filosofia pela UERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário