quarta-feira, 23 de março de 2016

Vice-Reitor da UERN deu explicações sobre o fechamento dos Núcleos Avançados de Educação Superior do RN

Durante a formatura do Curso de Pedagogia da turma 2011.2, do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas – NAESC, que aconteceu na noite desta terça-feira (22), o Vice-Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Aldo Gondim Fernandes. Tentou justificar o fechamento dos 11 Núcleo Avançado em todo o Rio Grande do Norte.

A decisão partiu do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) de suspender o Processo Seletivo Vocacional (PSV) para os núcleos avançados da universidade, e na ocasião, o Vice-Reitor Aldo Gondim Fernandes, quebrando o protocolo falou sobre a decisão: “Recebemos um envelope fechado do Conselho de Ensino e fomos surpreendidos com as exigências para os Núcleos continuarem suas atividades e, uma delas era que os Núcleos teriam que ter sedes próprias e que os professores morassem nas cidades dos próprios Núcleos”, frisou o Vice-Reitor Aldo Gondim Fernandes, que citou outros pontos que levaram ao fechamento dos Núcleos.
Na realidade, o Vice-Reitor Aldo Gondim Fernandes, tentou justificar o injustificado, já que os Núcleos Avançados de Educação Superior foram criados através de Lei e para revogá-la, teria que ser votado em plenário.

A crítica na realidade vai para incompetência do governo Robinson Faria, que até o momento não fez nada para impedir essa arbitrariedade do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ou pelo menos cumprir o que ele falou no palanque em comício realizado no Bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas, que se eleito jamais aceitaria o fechamento Núcleos Avançados de Educação Superior e no seu governo o que iria acontece seria a expansão dos tais Núcleos.

A decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), de suspenção do Processo Seletivo Vocacional (PSV) para os núcleos avançados da universidade até o ano de 2021 foi protestada no meio acadêmico, político e foi interpretada como um anúncio implícito do fechamento da universidade.

Em Caraúbas e Apodi já foram formados mais de 500 estudantes, a maioria proveniente da zona rural. As avaliações apontam que os dois núcleos são uns dos dois melhores do estado, tanto no operacional quanto no custeio e avaliação.
Fonte: IcémCaraúbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário