terça-feira, 14 de junho de 2016

Detectar violência doméstica pode se tornar mais uma atribuição dos ACS


De acordo com o site Agência Brasil - O Ministro da Justiça quer conversar com o Ministro da Saúde para pedir o auxilio dos Agentes Comunitários de Saúde de todo Brasil para participarem da prevenção à violência doméstica.
O Ministro vai tentar uma parceria com os ACS, já que os Agentes Comunitários de Saúde têm acesso a quase 100 milhões de brasileiros diariamente.
Queremos que eles sejam capacitados e possam auxiliar nessa prevenção à violência doméstica e possam detectar nas casas que eles atendem sinais de violência doméstica.
As ações serão somadas a um pacote de projetos de lei que estão sendo estudados. Entre as mudanças que devem ser propostas está o endurecimento da legislação que trata do assédio sexual, que muitas vezes é o prenúncio de crimes mais graves, disse o Ministro após uma reunião sobre o assunto no Ministério Público de São Paulo.
Minha opinião: Eu particularmente acho essa parceria muito importante e creio que as maiorias dos Agentes Comunitários de Saúde do Brasil já fazem algum tipo de trabalho parecido quando identificam a violência como um todo dentro de algum lar por eles visitados, pois não se trata de "atribuição", mas sim de humanidade.
Porém fico sempre desconfiado quando leio notícias desse tipo, pois com a quantidade de tarefas que os profissionais já tem sobre sua responsabilidade, mais a obrigatoriedade de cumprir metas extras só atrapalhar o bom andamento dos trabalhos que já são muitos.

Fonte: Agente de Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário