quinta-feira, 30 de junho de 2016

O Projeto Odonata foi implantado na cidade de Triunfo Potiguar RN

ACE: Madson, O idealizador do Projeto Odonata Dimas Gomes, ACS: Josimar Ribeiro,  ACS: Fabrício e o ACE: Antonio Alison  
Na última sexta feira, dia 24 de junho de 2016, em virtude do Mutirão da Saúde realizado pela Prefeitura Municipal de Triunfo Potiguar através da Secretaria Municipal de Saúde, foi implantado na cidade o Projeto Odonata, projeto este de combate ao Mosquito Aedes Aegypti que é transmissor das doenças: febre amarela, Chikungunya, Zika Vírus e de quatro tipos de Dengue.    
 Na oportunidade foi realizada uma breve palestra pelo idealizador do projeto no Rio Grande do Norte, o estudante Dimas Gomes, após a palestra foram distribuídos panfletos informativos e sementes de crotalária júncea aos presentes, mostrado o projeto como uma medida muito importante e um método natural de controle biológico do mosquito Aedes Aegypti, barato e eficaz.
O projeto chegou à cidade através do jovem Madson Silva, que é Agente Comunitário de Endemias e desenvolve trabalho voluntário na Escola Estadual Desembargador Felipe Guerra, o mesmo conhecendo o projeto mobilizou voluntariamente a escola para a implantação parcial do projeto, logo após apresentou o projeto ao Secretário Municipal de Saúde, o Sr Abimael o qual deu total apoio vindo a aderir de forma grandiosa ao Projeto Odonada, fazendo a extensão do projeto a toda comunidade através da Secretaria Municipal de Saúde.
Projeto Odonata, consiste na distribuição de sementes de crotalária, uma planta leguminosa ornamental e, normalmente de flores amarelas, comum em várias partes do mundo e de muitas variedades. As sementes serão distribuídas aos moradores da cidade para que façam seu plantio e que, posteriormente, essa planta seja mais um atuante no combate ao Aedes Aegypti.
Após ter sua semente plantada, leva cerca de 60 dias para se tornar adulta, a crotalária começará sua ação atraindo libélulas, outro inseto conhecido, e que, como o mosquito Aedes Aegypti, também coloca seus ovos em água parada, sendo que suas larvas se alimentam de outras larvas. O mesmo ocorre com a libélula adulta, que é predadora e se alimenta de pequenos insetos, entre eles o próprio mosquito da Aedes Aegypti, além de seus ovos e suas larvas. Quanto às libélulas, não há riscos de impacto na natureza. Para saber mais sobre o Projeto Odonata. Acessehttp://josimarribeirosilva.blogspot.com.br/2016/06/estudante-assuense-encabeca-metodo.html 

Em Triunfo Potiguar a distribuição de sementes teve inicio dia 24 de junho de 2016, e conta o com apoio da Secretária de Saúde onde será ponto de distribuição através dos Agentes comunitários de Endemias do Município.
Prefeito José Gildenor 

O Secretário de Saúde Abimael O idealizador do Projeto Odonata Dimas Gomes
Dimas Gomes 



 




Nenhum comentário:

Postar um comentário