terça-feira, 23 de abril de 2013

LIÇÃO 4 A FAMÍLIA SOB ATAQUE



Data: 28 de Abril de 2013
Dc. Josimar Ribeiro
Escola Dominical da Igreja Assembleia de Deus, Triunfo Potiguar/RN

TEXTO ÁUREO

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo(Ef 6.11).

VERDADE PRÁTICA

Nestes últimos dias, somente a família que obedece a Palavra de Deus conseguirá triunfar sobre as investidas de Satanás.

 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Efésios 5.1-6.
1 - Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados;
2 - e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
3 - Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
4 - nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convém; mas antes ações de graças.
5 - Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicário, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
6 - Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
  • Analisar a posição do Estado na educação dos filhos.
  • Acautelar-se das propostas sociais para destruir a família.
  • Saber como podemos vencer a filosofia mundana que é imposta sobre a família.
INTRODUÇÃO.
 A família, como obra-prima de Deus, sempre foi o principal alvo do inimigo. A família desde os primórdios da história humana sofre ataques. E no século XXI, a família está sob ataque das forças do inferno de maneira sistemática e insidiosa. Em todos os tempos, esse ataque tem sido real. Mas nunca como nos dias presentes. Satanás tem conseguido mobilizar governos, sistemas judiciários, escolas e faculdades, para minar as bases da instituição familiar. Só em Cristo a família pode resistir às investidas satânicas.
I. OS ATAQUES DO INIMIGO
1 ATAQUE AO CASAMENTO
O diabo procura, por primeiro, atacar o casamento, que é o elemento fundante de uma família segundo o modelo estabelecido pelo Senhor, o Criador da família. O casamento é atacado pela prostituição, pela “porneia”, ou seja, pela impureza sexual, pela imoralidade sexual. O casamento, diz-nos o apóstolo Paulo, é o antídoto para a imoralidade sexual (I Co.7:2), mas o inimigo faz de tudo para que ele seja desrespeitado, seja pelo adultério, seja impureza sexual (Hb.13:4).
Outra pratica que o diabo tem usado para ataca o casamento e a poligamia e a prostituição, pois essas praticas destroem o ambiente familiar preconizado por Deus, gerando um sem-número de distorções, entre os quais se destaca o surgimento de “órfãos de pais vivos”, pessoas que, resultantes destas uniões descompromissadas e sem qualquer estrutura, desenvolvem-se sem o carinho e o afeto dos pais, são lançados ao mundo sem qualquer formação moral e social, pessoas que externarão toda a sua revolta e crueldade contra a sociedade.
Mas são precisamente estes pseudovalores que têm sido propagandeados e divulgados pelo mundo onde vivemos nos dias hodiernos. Cada vez mais há quem defenda a criação de famílias com base em “afetividade”, ou seja, em uniões descompromissadas, estabelecidas por atrações físicas e impulsivas, temporárias e fugazes, como se isso pudesse trazer à sociedade a necessária estruturação e estabilidade.
Assim, surgem medidas de disseminação e adesão das pessoas a excrescências como a “união estável”, o “concubinato”, as “uniões livres”, as “uniões de pessoas do mesmo sexo”, o “casamento aberto”, a “produção independente” e tantas outras mazelas que são prestigiadas pelo mundo como “evolução”, “modernidade”, mas que são a mesma miséria do pecado que tem levado a humanidade a situações de extrema precariedade e destruição e, como se não bastasse isso, ao inevitável e inexorável juízo divino.
Triste é constatar que entre pessoas que cristãs se dizem ser também já tenha chegado tal mentalidade, em defesa de “novas formas de família”, em afirmações de que “o modelo bíblico de família está ultrapassado”, porque não vivemos mais no “patriarcalismo”.
Conforme vimos, o que é trazido como “modernidade”, como “evolução”, são as mesmas coisas ruins que o inimigo apresentou ao homem e que levou, no passado, à corrupção generalizada e ao juízo divino. Como se isto fosse pouco, são estes “novos arranjos familiares” que têm promovido à deterioração crescente da vida humana e o caos que nos está levando à própria destruição de nossa civilização.
Por causa destas armas satânicas contra o casamento, exsurgem efeitos colaterais que também vão contra o projeto divino para o homem e para a família, tais como a defesa do aborto, do divórcio, do planejamento familiar entre outros.
2 ATAQUE ÀS CRIANÇAS. Atualmente, em muitas escolas, tanto da rede pública como privada, o ensino materialista está sendo valorizado e repassado de modo contínuo às crianças. O estado materialista e ateu sabe que “é importante controlar as escolas. Hitler sabia o valor da educação doutrinária às crianças. Em discurso, proferido em 6 de novembro de 1933, disse: “Quando um oponente declara: ‘Eu não passarei para o seu lado’, eu calmamente digo: seu filho já pertence a nós... O que é você? Você passará. Seus descendentes, contudo, encontram-se agora no novo acampamento. Em breve, “eles não conhecerão outra coisa além da sua comunidade”. “O Diabo, mais do que o ditador alemão, sabe muito mais quanto é importante ter o controle do sistema educacional”. Para tanto, procura promover educadores materialistas, dando-lhes, através da política, ou do sistema, diretores que não creem em Deus; professores materialistas, que rejeitem a Bíblia, e escarneçam da fé cristã. O liberalismo social, que nega Deus e sustenta o materialismo, tem empoderado exageradamente às crianças. A programação televisiva, que também está à disposição dos cristãos, mostra a desobediência como algo natural. Por causa disso, mesmo os filhos de cristãos não querem mais obedecer aos seus pais, que é um mandamento bíblico (Ef. 6.2). 
3 ATAQUE À DISCIPLINA NO LAR. Em nossos dias existem questionamentos relacionados à aplicação da disciplina aos filhos. Mas, segundo a Palavra de Deus, aplicada com sabedoria, a disciplina livra a criança da morte (Pv 23.13,14). Disciplina é toda ação instrutiva e discipuladora, pois a palavra disciplina tem a mesma raiz da palavra discipular. De fato, uma pessoa bem disciplinada é uma pessoa bem educada, bem discipulada.
Há projeto de lei, aprovado no Congresso Brasileiro, prevendo punição e até a perda da guarda dos filhos, para pais que aplicarem medidas corretivas aos filhos. A chamada “lei da palmada”, o Projeto de Lei 7.672/2010, pretende incorporar ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que qualquer “castigo físico”, de natureza disciplinar, aplicado pelos pais a filhos desobedientes ou rebeldes, devem ser passíveis de punições, inclusive a perda do poder sobre os filhos, que poderão ser recolhidos a instituições governamentais, para serem educados por agentes do governo. Concordamos que nenhum pai tem o direito de espancar seus filhos. Isso é crime. Mas aplicar uma medida corretiva, sem violência, com o objetivo de inibir a prática de atos de rebeldia, é saudável e educativo. Mas essa é uma demonstração de que o Estado brasileiro quer retirar dos pais à autoridade de corrigir seus filhos. De acordo com a Palavra de Deus, os pais devem ser os educadores por excelência de seus filhos. No Antigo Testamento, o ensino aos filhos era determinação divina: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Pv 22.6). Essa exortação solene tem tido seus efeitos comprovados, ao longo dos séculos. Quando os pais educam seus filhos, conforme os princípios sagrados da Palavra de Deus, os efeitos sobre sua formação espiritual, emocional e intelectual são benéficos e duradouros. Por outro lado vemos Pais, contribui para a formação de uma geração de rebeldes, que não se submete às regras, nem as humanas e muito menos às divinas. O ambiente familiar torna-se extremamente traumático, pais e filhos findam feridos, com sementes que amargura, que destroem os relacionamentos. O ritmo de trabalho dos pais pode favorecer essa condição, alguns trabalham demais, não têm mais tempo para os filhos. Quando voltam para casa, ligam à televisão ou o computador, ninguém dá a mínima atenção ao outro. Ao invés de lerem a Bíblia, e orarem, as famílias cristãs estão na mesma prática das famílias não cristãs. O entretenimento ocupa papel primário nas decisões da família, a vida devocional praticamente não existe. O individualismo, o egoísmo é, sem dúvida alguma, uma terrível arma que o inimigo tem usado para destruir as famílias.
Sabemos que a disciplina, de acordo com a Bíblia, não visa impor um regime de medo ou terror, nos lares. De modo algum. A disciplina, quando bem aplicada, com amor e sabedoria, produz efeitos saudáveis na formação espiritual, emocional e social dos filhos (Pv 29.15). Envergonha-se a mãe, certamente também envergonha o pai. Mas o resultado esperado de uma boa disciplina é dar sabedoria ao filho em formação. Outro texto mostra que a disciplina produz descanso aos pais e alegria para os mesmos (Pv 29.17).
O diálogo é mais valioso do que a aplicação da medida corretiva. Explicar por que determinada atitude foi inadequada faz a criança entender o que é certo ou errado. Dependendo da idade, a criança que recebe uma palmada pode não relacionar o castigo físico com o que fez de errado. Mostrar à criança por que determinada atitude não foi boa, colocando-se no lugar da pessoa prejudicada, é a melhor solução.
II O ATAQUE DAS DROGAS
Os vícios têm sido agentes do Maligno, para destruir vidas preciosas. Pais de família são levados à morte precoce, por causa do tabagismo, do alcoolismo e dos tóxicos.
1. O que são as drogas
Na linguagem da Medicina, há vários conceitos de drogas:
Medicamentos. Para os médicos, drogas são medicamentos. Na linguagem farmacêutica, drogas são fármacos, ou remédios. Daí o nome drogaria, como sinônimo de farmácia. Quando você toma uma aspirina, está tomando uma droga. A palavra droga tem origem numa palavra holandesa, “droog”, que significa “folha seca”. Vem do tempo em que todos os remédios eram de origem caseira, na base dos vegetais. Também se definem como substâncias naturais, químicas ou sintéticas que produzem alterações físicas ou psíquicas em quem as usam.
Drogas psicotrópicas. Elas atuam no cérebro, e modificam o equilíbrio do psiquismo. O uso de medicamentos pode ajudar o organismo a restaurar seu funcionamento, ou prejudicá-lo. Depende da aplicação ou da dose. Por isso, não se deve tomar medicamento sem a orientação de um médico. A chamada automedicação tem causado grandes prejuízos e até provocado a morte.
2. Classificação das drogas quanto ao seu uso
Há as drogas chamadas lícitas, e as ilícitas. As drogas lícitas são, naturalmente, os medicamentos prescritos pelos médicos; e há as drogas lícitas, não prescritas pela medicina, mas permitidas legalmente, como é o caso do fumo e da bebida alcoólica. As drogas ilícitas são as que têm uso proibido por lei: maconha, cocaína, crack, cola de sapateiro etc.
Para o cristão, só é permitido o uso de drogas que sejam classificadas como medicamentos, desde que prescritos pelo médico. Desrespeitar essa orientação é incorrer no risco de sofrer consequências prejudiciais ao corpo, que é considerado, na Bíblia, templo do Espírito Santo, e deve ser muito bem cuidado em todos os aspectos.
O diabo tem feito com que as pessoas usem drogas porque não prejudica só a pessoa que usa, mas toda família, pois Os efeitos das drogas podem ser observados em todo o organismo. Elas afetam o sistema nervoso central, causando diversas doenças e também afetam negativamente a sociedade.
II. O CUIDADO CONTRA A FILOSOFIA MUNDANA E A PORNOGRAFIA
Para a filosofia de vida mundana, não há limites para o homem desfrutar do prazer carnal. A internet, que tem sido usada como um grande meio de comunicação, facilitou também a propaganda e o estilo de vida miserável e sujo, com a pornografia. Como reagir a esse desafio?
Pornografia “é a representação, por quaisquer meios, de cenas ou objetos obscenos, destinados a serem apresentados a um público e também expor práticas sexuais diversas, com o intuito de despertar desejo sexual no observador. O termo deriva do grego p ó r n e, “prostituta”, g ra fé, representação”.5 Em décadas passadas, representações pornográficas se limitavam a revistas, vendidas de modo discreto, em livrarias ou pequenos estabelecimentos que distribuem material de divulgação.
Mas, com o advento da internet, a pornografia tomou proporções mundiais e fora de qualquer controle. O que só seria possível ver em filmes, chamados “pornô”, em sessões de cinema para adultos, está à disposição de crianças, adolescentes e jovens, na tela dos computadores. As imagens pornográficas em filmes e DVD’s são engodos, ou iscas para adolescentes, jovens e adultos, que se deixam dominar pelos instintos carnais descontrolados. E muitos se tornam viciados, a tal ponto de haver clínicas especializadas em tratar pacientes com esse distúrbio. As famílias que servem a Deus têm fundamentos sólidos para vencer essa onda maligna de pornografia, que tem destruído casamentos e lares cristãos.
Paulo: Diz “Fugi da prostituição”. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1 Co 6.18-20).
Uma das coisas que mais contribui para a prostituição é o interesse pela pornografia. Milhões de pessoas, incluindo cristãos, são vítimas da pressão da pornografia. Até homens de Deus têm sido envolvidos pelas teias dessa rede carnal da pornografia. Por quê? Certamente, pela falta de oração e da vigilância (Mt 26.41); falta de um exercício diário e contínuo, do processo da santificação. É impossível vencer os tentáculos da pornografia, sem a santificação diária.
A família tem sido atingida pela pornografia de maneira destruidora. Homens que deixam suas esposas de lado, e se voltam para a internet, para a prática do chamado “sexo virtual”, que é a expressão sofisticada da pornografia. Casamentos têm acabado por causa desse mal que se espalha por toda a parte, como uma praga “que assola ao meio dia”.
A Bíblia aconselha o recurso maravilhoso para vencer a tentação da pornografia, que tem sido muito aceita pela sociedade sem Deus, materialista e hedonista. Diz Paulo: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8).
III REAÇÃO AOS ATAQUES CONTRA A FAMÍLIA
Diante de tantos ataques forjados contra a instituição familiar, como reagir a este estado de coisas, a fim de que não haja a vitória do maligno sobre a humanidade?
O primeiro passo para reagirmos a estes ataques do inimigo contra nossas famílias é nós mesmos acharmos graça aos olhos do Senhor. De nada adianta querermos ter famílias que sejam verdadeiros lares se nós mesmos não estivermos em comunhão com Deus, se nós mesmos não formos autênticos e genuínos servos do Senhor. Noé obteve a salvação de sua família porque, primeiro, achou graça aos olhos do Senhor (Gn.6:8).
Este mesmo princípio vemos estabelecido na lei de Moisés. Primeiro, era necessário que o israelita tivesse as palavras do Senhor em seu coração (Dt.6:6), para, então, depois, transmiti-la a seus familiares (Dt.6:7-9).
O segundo passo é o de levar aos nossos familiares a Palavra de Deus. Não há como obtermos a salvação de nossa família, a construção de um verdadeiro lar, se não construirmos o ambiente conforme a Palavra de Deus.
Jamais devemos nos deixar dominar por pensamentos de derrota, que nos levam a crer que o mal prevalecerá sobre nós. De modo algum. Doutrinando aos romanos, Paulo escreveu o verdadeiro “cântico de vitória” do cristão, mostrando que nem a perseguição, nem a angústia, nem a espada, são suficientes para nos derrotar (Rm 8.37-39). Através da Palavra de Deus, alcançamos a santificação de nossas famílias (Jo.17:17) e o
CONCLUSÃO
Alguns dos mais terríveis golpes contra a família são manipulados pelas autoridades públicas, ou seja, justamente por aqueles que deveriam zelar pelo fortalecimento da constituição da família tradicional (Rm 13.4). Há uma onda do materialismo e do liberalismo social, ambos a serviço do Diabo, predominando nas políticas públicas. Todavia, a Igreja do Senhor Jesus Cristo, a “coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15), cerrará as fileiras de guardiã dos princípios éticos fundamentais da família. Assim, não pereceremos sob os ataques contra a família, mas glorificaremos a Deus.
REFERENCIAS
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD;
Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD;
Bíblia Sagrada Versão Digital 6.0 Freeware
http://subsidioebd.blogspot.com.br/
http://www.priberam.pt/dlpo/
Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2013, Jovens e Adultos: A Família Cristã no século XXI — Protegendo seu lar dos ataques do inimigo; Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima; CPAD;
LIMA, Elinaldo Renovato de. A família cristã e os ataques do inimigo Rio de Janeiro: CPAD, 2013.
Revista Ensinador Cristão ano 14 Nº 54 CPAD
www.portalebd.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário