quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Lajedo de Soledade em Apodi é tema de programa da TV Brasil em rede nacional


Foto: Giovanni Sérgio / Divulgação
O sítio arqueológico do Lajedo de Soledade, na Chapada do Apodi, será tema de reportagem especial a ser exibida em rede nacional através da TV Brasil. 

A equipe desembarca no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (20).

A logística para receber a equipe de reportagem foi montada pela Secretaria de Estado do Turismo e Emprotur, com recursos do projeto RN Sustentável. 

O Lajedo de Soledade será exibido no "Expedições", um programa que mostra as riquezas culturais do Brasil e que está na TV aberta há 19 anos, em rede nacional, exibido aos sábados, a partir das 12h30.

"O binômio Sol e Mar é nosso carro-chefe, sem dúvida, mas ele serve também para atrair o turista a conhecer outras riquezas culturais, materiais e imateriais muito difundidas e mantidas no interior do nosso Estado. E uma delas é o Lajedo Soledade. Temos todo o interesse nessa reportagem exibida em rede nacional, por isso prestamos total apoio à equipe do programa", comentou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

A equipe é formada pelo biólogo e cinegrafista Rodrigo Serrado, pelo fotógrafo, cinegrafista e escalador Fábio Serfaty e pela produtora de campo e jornalista Aline Dale. 

Os expedicionários têm sempre um desafio, que pode ser a cachoeira mais alta do Brasil, o encontro do raro Uacari branco, o resgate de uma manifestação cultural perdida no tempo, ou a redescoberta de um grupo indígena, em uma área remota do país. Ou, no nosso caso, analisar formações geológicas da região.

Nesse "Expedições" sobre o Lajedo Soledade, a equipe entrará em contato com pinturas e gravuras rupestres da pré-história e com fósseis de animais da megafauna, como bichos-preguiça, tatus gigantes, mastodontes e tigres-dente-de-sabre, que viviam no Nordeste no período Glacial, há mais de 30 mil anos. 

Para compreender melhor a história, a equipe vai explorar e documentar formações geológicas do Lajedo, permanecendo três dias na região.

Fonte: Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário