quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Pesquisa inédita no RN revela que 63% dos potiguares não costumam ler

De acordo com a pesquisa, dois terços dos entrevistados não se declararam leitores regulares de livros. Romance é a categoria mais lida


Aproximadamente dois terços dos norte-rio-grandenses não se consideram leitores. É o que aponta uma pesquisa inédita divulgada nesta segunda-feira (24) pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), realizada em 25 municípios do RN.
Maior parte dos pesquisados não tem o hábito da leitura (Foto: CPTM/Divulgação)
Maior parte dos pesquisados não tem o hábito da leitura (Foto: CPTM/Divulgação)
De acordo com a pesquisa, 63,34% dos entrevistados no RN não se declararam leitores regulares de livros. Os que se afirmaram como tal representam 36,66%, o terço restante. Entre os que se declararam leitores, a maioria revelou hábitos de leitura de variados gêneros da literatura, desde romance, que apareceu no levantamento como o mais lido no estado, passando por crônicas e até biografias.
A pesquisa revelou ainda que entre aqueles que se consideram leitores regulares, 66,67% são mulheres, totalizando o dobro dos homens, que juntos representam 33,33%. Proporcionalmente, as mulheres com idade superior ou igual a 45 anos são as que mais leem, enquanto que, no grupo dos homens, os que mais leem são os mais jovens, com idade compreendida entre 14 e 44 anos.
Com relação à quantidade de livros lidos, a pesquisa do IDE evidenciou também que 25,45% dos entrevistados nos 25 municípios pesquisados, afirmaram que já leram dois livros em 2015.
Quando questionados sobre como tiveram acesso aos livros, 32,27% responderam que compraram, seguidos por aqueles de tomaram emprestado de um amigo, familiar ou em uma biblioteca, representando 18,53% e daqueles que responderam que acessaram as obras literárias através da internet, um percentual de 38,2%.
Os números apresentados pelo IDE também mostram que, no geral, a intensidade de leitura aumenta com o grau de escolaridade. Com relação ao aspecto geográfico, observou-se que as regiões do Alto Oeste (43,51%) e Seridó (41,28%) são as que revelaram maior índice quantitativo de leitura, enquanto a região Leste foi a de menor valor deste indicador, com apenas 28,89%.
(Foto: Alan Vasconcelos/Cedida)
Evento discutiu o tema nesta segunda-feira (Foto: Alan Vasconcelos/Cedida)
Avaliação
De acordo com Cláudia Santa Rosa, diretora Executiva do IDE, o percentual revelado pela pesquisa mostram que a população potiguar não cultiva o hábito da leitura. Segundo ele, o resultado está relacionado à falta de políticas públicas continuadas que garantam a consolidação de uma cultura de leitura no estado.
“Precisamos de projetos que priorizem o hábito da leitura e da escrita. Enquanto isso não for desenvolvido os resultados continuarão sendo esses”, declarou.
A pesquisa do IDE ouviu 1.203 pessoas nos municípios de Macaíba, Extremoz e São Gonçalo do Amarante (Grande Natal); Caicó, Currais Novos, Acari e Parelhas (Seridó); Mossoró, Assú, Caraúbas e Areia Branca (Médio Oeste); Itaú, Pau dos Ferros, Patu e Alexandria (Alto Oeste); Touros, Goianinha e Canguaretama (Leste); Nova Cruz, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e Tangará (Agreste/ Trairi); João Câmara, Macau e Lajes (Central). A cidade de Natal já havia sido objeto de pesquisa semelhante, também realizada pelo IDE, em julho do ano passado.
Fonte: portalnoar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário