terça-feira, 14 de julho de 2015

Repórter fotográfico Ney Douglas realiza exposição "Caminhos do Sertão"

“Em Assu/RN me deparei com um lindo pôr do sol, onde, de encontro a mim, vinha o senhor José de Paula, 63 anos, desempregado e sem filhos”, relata Ney.

“Deixe-me ir, preciso andar, vou por aí a procurar, sorrir pra não chorar... Quero assistir ao sol nascer, ver as águas dos rios correr, ouvir os pássaros cantar. Eu quero nascer, quero viver”. A letra é de Cartola, mas resume bem os 11 dias vividos em maio pelo fotógrafo deste NOVO JORNAL, Ney Douglas Marques.

Sua jornada pessoal iniciou-se no dia 13 de maio deste ano, quando ele começou a caminhar de Macaíba e seguiu até Campo Grande, onde chegou são e salvo no dia 24, após registrar de perto todas as histórias que se escondiam nesses 277 km que separavam seu ponto de partida com a cidade origem de seus pais.

Mais de 3 mil imagens depois e quase dois meses após ter dado o primeiro passo, Ney exibe o resultado do que viu e fotografou na exposição “Caminhos do Sertão”, em cartaz desde a última sexta-feira (10) no 2º andar do Partage Norte Shopping, patrocinadora da ideia. 

O trajeto percorrido a pé pela BR-304, rodovia que liga Natal aos municípios da região oeste do estado, lhe reservou uma porção de surpresas: desde a “seca verde”, maquiada por uma fina e frágil camada de vegetação, passando pela companhia de alguns andarilhos que compartilhavam suas histórias na beira da estrada, até mesmo o próprio sentido de sua viagem: uma busca pelo autoconhecimento.

“E eu acho que só vim perceber isso quando cheguei em Triunfo, a última cidade antes de Campo Grande. Eu estava muito triste por estar chegando ao fim, e acredito que andei para me encontrar, e me redescobrir nessa etapa da vida. Desde então tenho adicionado as caminhadas na minha rotina”, explica Ney Douglas sobre a aventura que agora ele pretende transformar em um livro.

“Meu próximo passo é unir apoios e patrocínios para contar o meu projeto em livro. Foram quase cinco anos me preparando para isso. Eu tenho muitas histórias que gostaria de compartilhar, e eternizar tudo isso em uma publicação é outro grande sonho”, menciona o repórter fotográfico que já planeja fazer o mesmo trajeto daqui a algum tempo, mas somente após desenvolver outras caminhadas fotográficas.

Ao todo, um recorte de 50 imagens podem ser observadas na exposição Caminhos do Sertão, em cartaz no Partage Norte Shopping. Mas nas linhas a seguir Ney seleciona os 10 momentos que mais lhe marcaram ao longo dos quilômetros caminhados e as respectivas histórias por trás dessas imagens.

Fonte: Novo Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário